LOCAL: MG 341, KM 11 POVOADO DO SOBRADINHO / MUNICÍPIO: SÃO ROQUE DE MINAS. A “RPPN Nascentes do Rio São Francisco”, vêm contribuir para a preservação da biodiversidade local; tendo a consciência de que as matas são importantes para a conservação do solo, para a preservação da vida animal, para a renovação do ar e para o equilíbrio dos mananciais de água, ou seja, a floresta é vital para o equilíbrio do ecossistema Terra.
terça-feira, 11 de setembro de 2012
Ornitologia
Vamos entender um pouco mais sobre ORNITOLOGIA.
As aves como todos os animais do Reino Animal desempenham funções ecológicas bem definidas, por isso elas são importantes e úteis, pois realizam trabalho de dispersão, de predação de sementes, o controle biológico de populações de outros animais. Por exemplo, ao se alimentarem de frutos, predam as sementes e ao deixarem estas caírem no solo ao se deslocarem para diferentes pontos da floresta, dispersam essas sementes, que ao caírem em solo propício, oferecem as condições necessárias ao brotamento e desenvolvimento da planta, contribuindo assim para a regeneração da floresta. Elas polinizam flores ao transportar o pólen (beija-flores). Aves necrófagas como urubus e certos gaviões, realizam útil trabalho na natureza de remover restos de animais em estado de putrefação, que de outra forma, acumulariam moscas e outros animais, contribuindo para com a proliferação de vetores e de doenças. A aves carnívoras, como gaviões, grandes corujas que se alimentam de serpentes e de pequenos vertebrados, as espécies de aves que se alimentam de insetos, todos, ao se alimentar desses animais, fazem a regulação natural dessas populações. As aves agem como indicadores da saúde ambiental e indicam as condições de saúde de determinados ambientes, como a ocorrência de desmatamentos, queimadas, poluição de rios, de lagos e de igarapés, em geral, as afetam. O desaparecimento ou o aumento de algumas populações de aves são indicadores de alteração na qualidade ambiental. As aves também desempenham importante na qualidade de vida das pessoas, pois elas enchem-nos com sua beleza, pelo belo colorido da plumagem, por nos encantar com seus maravilhosos cantos, seus modos de vida, que enchem os ares de encanto e poesia. Na cozinha brasileira são apreciadas como alimento. Mas é em países como Estados Unidos, Canadá e Inglaterra que elas são muito valorizadas e contribuem para a economia local, através do Turismo de Observação de Aves, segmento muito popular que está se irradiando para vários países do globo terrestre, conhecido internacionalmente como Birding ou Birdwatching.
O que você precisa para começar a observar aves?
Você quer aprender a observar pássaros? O material básico que você precisa é de um binóculo com aumento entre 8 a 10 vezes, um Guia de Campo e uma caderneta de campo para fazer anotação e a descrição de espécies não identificadas, acuidade visual e auditiva e de uma boa dose de paciência e de boa vontade. O Guia de Campo é um livro que contém informações técnicas, descrição e ilustrações coloridas das aves que ocorrem em determinada região ou país. A identificação de aves é um exercício contínuo do ato de observar espécimes em vida livre e identificá-la no guia de campo. Com a prática você gradativamente aumentará seu acervo de conhecimento ornitológico.
Como identificar uma ave?
Para identificar uma ave, confira a cor principal de cada parte do seu corpo (cabeça, dorso, asas, cauda, pernas). Compare a ave observada com as ilustrações existentes nas pranchas de seu Guia de Campo. Faça comparações: "De que tamanho ela é?". Ela é tão pequena quanto um canário, ou grande quanto um pombo, um pato ou um peru? Ela é gorda ou magra, comprida ou curta? Olhe para cada parte dela. Suas asas são curtas ou longas, largas ou finas, curvas ou retas? E a sua cauda? Qual é o seu formato? É aforquilhada, reta ou curva? E as pernas? Às vezes apenas a cor das pernas pode ajudá-lo a diferenciar uma espécie da outra. Com a prática, poderá estreitar sua marca de identificação (ID) até chegar à família correta. Espécies não identificadas devem ser descritas na caderneta.Como identificar aves pelo som? O som que uma ave produz pode lhe dizer “comece me procurando por aqui”, pois o canto indica onde ela está. Tente fazer a descrição silábica dele, ou associá-lo a uma palavra ou frase. Assim, ficará mais fácil assimilá-lo. Observadores experientes podem ver mais aves com os olhos fechados que muitas pessoas com os olhos abertos! Eles conhecem as vocalizações que uma ave emite. É preciso aprender a escutar. Algumas aves vivem em locais de difícil acesso ou observação, nos quais você nunca as poderá ver. Mas bons observadores podem identificá-las ouvindo suas vocalizações. Vendo e ouvindo a ave que canta, no campo, você aprende a associar a ave ao som que ela produz. Como identificar o habitat dela? Onde você e a ave estão? Dê uma olhada ao redor de você. Você e a ave estão numa floresta, numa capoeira, numa clareira, no interior da mata, numa campinarana, às margens de um lago ou no meio do rio? Cada ave gosta de um certo ambiente – habitat: beira da mata, lago, igapó, várzea, mata primária. No solo, em arbustos, na copa; nadando ou mergulhando. Identifique o habitat da ave! Podemos encontrar aves em quase todos os lugares! Você ficará assustado ao saber que aves vivem nos fundos de seu próprio quintal ou sítio. Para tanto, mantenha seus olhos abertos e ouvidos atentos. Se você puder responder muita destas perguntas, terá boas chances de encontrar a ave que procura
Formas de se observar aves
1) Observação parada, de escuta, em que o observador fica parado em determinado local, ouvindo e observando a movimentação das aves na copa e nos estratos inferiores da floresta, às margens de um lago ou à beira da mata. Em alguns casos, o uso de tendas, de mantas camufladas ou de esconderijos naturais pode ser importante para uma proveitosa observação!
2) Observação de percurso, em que o observador faz suas observações percorrendo cuidadosamente uma trilha, uma picada, um campo a pé ou num automóvel, ou navegando em canoa.
Locais para se observar aves
AMOSTRA DE AVES FOTOGRAFADAS NA RPPN
Fotos: Fernanda Silva "RPPN Nascentes o Rio São Francisco"
AMOSTRA DE AVES FOTOGRAFADAS NO PARNACANASTRA
Fotos: Fernanda Silva "RPPN Nascentes o Rio São Francisco"
Fonte:
A Field Guide to the Birds of Brazil . 2009. Ber Van perlo. Oxford University Press 465p.Aves da Amazônia Brasileira/Brazilian Amazon Birds. 2008. Tomas Sigrist: Avis Brasilis - Valinos.
Todas as aves do Brasil: guia de identificação. 2004. Deodato Souza. Editora Dall. Feira de Santana, Bahia. 356p.
Aves Brasileiras: uma visão artística.2006. Tomas Sigrist: Avis Brasilis - Valinos.
Ornitologia Brasileira: uma introdução. Helmut Sick, 1997. Editora Nova Fronteira. Rio de Janeiro. 862p.
Todas as aves do Brasil: guia de identificação. 2004. Deodato Souza. Editora Dall. Feira de Santana, Bahia. 356p.
Aves Brasileiras: uma visão artística.2006. Tomas Sigrist: Avis Brasilis - Valinos.
Ornitologia Brasileira: uma introdução. Helmut Sick, 1997. Editora Nova Fronteira. Rio de Janeiro. 862p.
segunda-feira, 10 de setembro de 2012
Assinar:
Postagens (Atom)