segunda-feira, 22 de setembro de 2014

RPPN (Reserva particular do patrimônio natural) CURIOSIDADES


Curiosidades sobre uma RPPN



OBS: tamanduá-bandeira camuflado meio a mata.


È cada vez maior o número de proprietários no Brasil que decidem transformar suas terras ou parte delas em RPPN.

Hoje temos mais de 2.000 mil RPPN no País e juntas somam mais de 510 mil hectares de áreas protegidas quase o tamanho de Brasília; a maior delas tem 80 mil hectares e fica no pantanal do mato grosso e a menor está em Cubatão no estado de São Paulo com apenas 0,7 hectares tamanho menor que a área de um campo de futebol.

Em se tratando de RPPN tamanho não é documento qualquer proprietário seja ele físico ou jurídico que possua uma área preservada independente de seu tamanho, pode requerer seu registro junto aos órgãos ambientais e registrá-la como RPPN; não existe tamanho mínimo o que se leva em conta é que a área mereça ser protegida e para tal ela precisa ter atributos como:

Abrigar espécies animais ameaçadas em extinção ou raros;
Conter espécies da flora raras ou endêmicas;
Presença de nascentes.
Beleza rara e cênica dentre outras.
É importante saber que quando se registra uma RPPN em cartório não é possível voltar atrás, nem o proprietário nem seus descendentes pode desfazer o ato de criação da reserva.

Outro fato importante é saber que quem protege tem suas vantagens como:
.A principal é o não pagamento de impostos como o ITR (Imposto de território rural)
.Facilidades e preferências junto a projetos ambientais apresentados.
.Alguns bancos quando solicitado linhas de créditos para atividades agropecuárias dão prioridades a fazendas que possuem áreas de preservação como as RPPN.

Além disso, o proprietário pode explorar a reserva dentro dos termos da lei com atividades de pesquisa cientifica, educação ambiental e ecoturismo e até arrecadar verbas junto aos órgão públicos e empresas particulares que desejam fazer sua compensação ambiental.
Vamos conhecer e descrever melhor estas atividades que podem ser exploradas em áreas de RPPN.

Pesquisa cientifica: A reserva pode e deve ter parcerias com universidades, faculdades e afins que desejam explorar e conhecer melhor o meio ambiente para fins de pesquisa descobrindo e reconhecendo espécies que possam ser uteis para elaboração de medicamentos e outros contribuindo com a indústria farmacêutica e a cura de doenças.

Educação ambiental: Disponibilizar sua área para que estudantes e interessados possam conviver, conhecer e se interessar mais pelo meio ambiente este trabalho deve ser feito através de parcerias com escolas e entidades que interessam levar seus alunos a uma aula de campo ou visita técnica monitorada por um profissional qualificado.

Ecoturismo: Disponibilizar seu espaço aos turistas que frequentam a região para visitas e contemplação da natureza, mostrando suas belezas, riquezas e a importância de sua preservação.

Arrecadação de verbas: Com a apresentação de projetos ambientais, ideias e atitudes que contribuam com o meio ambiente é possível adquirir verbas públicas e particulares através de empresas que necessitam fazer sua compensação ambiental.


E o ato mais importante, dar o exemplo e incentivar outros proprietários a fazerem o mesmo, mostrando que a quando se preserva a natureza estamos conservamos nossas nascentes, proporcionamos abrigo às diversas espécies da flora e fauna muitas delas em extinção.





terça-feira, 19 de agosto de 2014

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Compensação Ambiental a procura de parceiros

A RPPN  Nascentes do Rio São Francisco, coloca seu espaço a disposição das grandes empresas que necessitam fazer sua compensação ambiental, estamos localizados na bacia do Rio São Francisco, em fase inicial de regularização e para isso estamos em busca de parceiros, temos uma grande área disponível a ser preservada a qual se encontra na área de amortecimento do "Parnacanastra" (Parque Nacional da Serra da Canastra) Bacia do Rio São Francisco  a qual preserva uma das mais importantes nascentes de rio do Brasil o Rio São Francisco.

 Na região existe um grande fluxo de turismo ambiental devido a importância do Parque e a nascente do rio São Francisco e todos interessados tem de necessariamente passarem por nossa porta pois é o único acesso ao Parque. Com acesso e localização privilegiada temos a certeza de um grande fluxo e muitas visitas, a qual colocaria sua empresa em destaque apoiando o meio ambiente contribuindo para um mundo mais sustentável.

Nosso objetivo: Temos um projeto pronto idealizado que falta apenas investimento, um dos nossos principais projetos é focado no turismo pedagógico onde colocaríamos nosso espaço ecológico a disposição das escolas e alunos para que possam fazer visitas e aulas de campo valorizando e conhecendo um pouco de nossa exuberante natureza, através de uma vivência única e prazerosa.

 Quem somos: Acima de tudo somos um casal apaixonados pela natureza; ele da área Ambiental (Procurador) e ela formada em Turismo (Turísmóloga);  dispomos de uma pequena área  que preserva inúmeras espécies da flora do cerrado brasileiro e  com uma diversificada fauna, a qual possui vários animais em extinção: como lobos guarás, tamanduá-bandeira, tatu-canastra e muitos outros. Qualificados e com um área de grande importância, gostaríamos de contribuir com o meio ambiente e para isso estamos a procura de parceiros que possam nos ajudar a deixar um mundo melhor a nossa nova geração.

Contato:
Fernanda 37 3371-1564
                     9942-0543
 Augusto 37 3371-6589
                    9938-2730