quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Cerrado brasileiro

Conhecendo melhor o CERRADO Brasileiro



As informações em preto são retiradas do site mencionado abaixo e os comentários em azuis
são da RPPN Nascentes do Rio são Francisco.

O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, localizado em uma grande área do Brasil Central. Por fazer fronteira com outros importantes biomas, (a Amazônia ao norte, a Caatinga a nordeste, o Pantanal a sudoeste e a Mata Atlântica a sudeste) a fauna e flora do Cerrado são extremamente ricas.
Na região existem mais de 10.000 espécies vegetais, uma grande variedade de vertebrados terrestres e aquáticos e um elevado número de invertebrados. Espécies ameaçadas como a onça-pintada, o tatu-canastra, o lobo-guará, a águia-cinzenta e o cachorro-do-mato-vinagre, entre muitas outras, ainda têm populações significativas no Cerrado, reafirmando sua importância como ambiente natural.
Na RPPN Nascentes do Rio São Francisco, podemos encontrar algumas destas espécies em extinção como: lobo-guará visitante assíduo o qual nem sempre e visto porém deixa pegadas e um cheiro peculiar que não resta dúvidas que ele esteve aqui, além de outros como o cachorro-do-mato- vinagre e outras tantas como o famoso pato mergulhão procurado por todos na região.
Além da biodiversidade, os recursos hídricos da região ressaltam em quantidade e qualidade: nas suas chapadas estão as nascentes dos principais rios das bacias Amazônica, da Prata e do São Francisco.
Estamos situados próximo a nascente do rio São Francisco, um dos principais rios brasileiros, ele nasce aqui na Serra da Canastra, percorre cinco estados brasileiros até desaguar no oceano atlântico e assegura a vida de milhões de pessoas que vivem em sua enorme bacia.
Apesar do seu tamanho e importância, o Cerrado é um dos ambientes mais ameaçados do mundo. Dos mais de 2 milhões de km² de vegetação nativa restam apenas 20% e a expansão da atividade agropecuária pressiona cada vez mais as áreas remanescentes. Essa situação faz com que a região seja considerada um Hotspot de biodiversidade e desperte especial atenção para a conservação dos seus recursos naturais.
Por isso vimos a necessidade da criação da RPPN, que vêm no intuito de minimizar esta imensa devastação. Somos pequenos, porém grandes na vontade de preservar esse nosso grande património nacional "CERRADO"; acreditamos que se vários propriedades privadas abraçarem esta causa podemos contribuir para que o amanhã seja melhor.
Estudos realizados pelos pesquisadores do Programa Cerrado da CI-Brasil indicam que o biôma corre o risco de desaparecer até 2030. Dos 204 milhões de hectares originais, 57% já foram completamente destruídos e a metade das áreas remanescentes estão bastante alteradas, podendo não mais servir aos propósitos de conservação da biodiversidade.
Se depender de nós o CERRADO brasileiro existirá sempre, pelo menos por aqui na Canastra.
O desmatamento do Cerrado é alarmante, chegando a 1,5% ou três milhões de hectares/ano. Isso equivale a 2,6 campos de futebol/minuto. Esforços de todos os setores da sociedade são necessários para reverter esse quadro.
Estamos fazendo nossa parte; e você?
Durante o XIX Encontro Internacional da Sociedade de Biologia da Conservação, pesquisadores e ambientalistas assinaram uma moção pedindo ao governo federal medidas urgentes de manutenção e expansão das áreas protegidas do Cerrado.
Aguardamos sérias providências pelo Governo Brasileiro, porém mais forte e melhor que isso seria se todos os brasileiros se concientizassem e ajudassem de alguma forma para que este quadro se revertesse.
Lembramos que somos amantes da natureza em especial o CERRADO e quando transformamos nossa propriedade em uma área de RPPN, declaramos que para sempre a mesma seria preservada e através dela estamos fazendo nossa parte perante a mãe natureza, para que nossas vidas e as vidas de gerações futuras possam ser garantidas; afinal de que seriamos nós sem ela a " MÃE NATUREZA".

Nenhum comentário: