quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

São Francisco de Assis



Fonte: http://www.canastra.com.br/

Uma das Nascentes do Rio São Francisco icicia-se na parte alta do Parque Nacinal da Serra da Canastra, Os filetes d'água vão se juntando e aos poucos o rio ganha a sua configuração, seguindo rumo nordeste e banhando uma região marcada pela seca.
Na estrada que atravessa o parque por cima do chapadão está localizada a primeira ponte sobre o rio e o marco de sua nascente. Esse marco é uma imagem de São Francisco de Assis segurando um livro e uma cruz. Bem, havia uma cruz. Algum vândalo gostou muito da cruz e sumiu com ela.
Diz o folclore da região que a imagem desce do pedestal em noites de lua cheia para curar os animais feridos. Na placa abaixo da imagem está gravada a oração de São Francisco:

Oração de São Francisco de Assis

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, Fazei que eu procure mais Consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido; amar, que ser amado.
Pois, é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna.

HISTÓRIA

Em 4 de outubro de 1501, o genovês Américo Vespúcio, acessor científico do comandante Gonçalo Coelho, chega a foz de um grande rio. Como aquele dia era dedicado a São Francisco de Assis, Vespúcio batiza-o de Rio São Francisco.

Antes de sua descoberta, as margens do São Francisco eram habitadas por diversas tribos indígenas como os tuchás, cariris, coroados, vermelhos, ciapós, tapuás, rodelas, chacribás, gamelas e os gês, que foram expulsos do litoral pelos tupis. Os tupis também foram expulsos mais tarde pelos exploradores* estrangeiros.

Os índios chamavam o Rio São Francisco de Opará, que significa Rio Mar.
E não demorou muito para que os índios do São Francisco também tivessem que fugir mais para o interior do Brasil. Quase todos os povoamentos as margens do rio foram originados de lutas sangrentas com os indígenas. Nos primeiros dois séculos de ocupação do Brasil a população indígena foi reduzida a 40% da original. Três milhões de índios mortos pelas guerras, doenças e escravidão trazidas pelos "civilizados" europeus.

Entre os povoamentos pacíficos, destacam-se as cidades de Petrolina e Juazeiro, onde os cariris viveram em harmonia com os brancos.

O Velho Chico, como ficou conhecido o São Francisco, foi de fundamental importância para a colonização do Brasil. Servindo de estrada para os colonizadores, o rio levou o homem branco ao interior do país. Com a descoberta do ouro, os homens foram cada vez mais longe até chegarem a sua nascente.

O desempenho de papel tão importante na colonização do Brasil também lhe rendeu a denominação de o "Rio da Unidade Nacional".


São Francisco de Assis é o Santo protetor da Canastra o qual deu o nome ao famoso Rio São Francisco; a foto da estátua acima está localizada onde nasce o velho chico, um pequeno filete de água que se trasforma em um gigantesco e importantíssimo rio, o local é de fácil acesso e visitados por todos que frenquentam o Parnacanastra.


O Santo também foi homenagiado pela RPPN, cujo nome é RPPN Nascentes do Rio São Francisco.

Autores: Fernanda Silva e Augusto Costa
augusto.costa.ibama@hotmail.com
fernandasilva14@hotmail.com
sobradinhodacanastra@oi.com.br


Nenhum comentário: