sexta-feira, 12 de março de 2010

Aves do Cerrado, grandes surpresas e riquesas da natureza...

Filhotes de beija flor...

  Certa tarde caminhando pelas trilhas da RPPN, fomos surpreendidos por este belo ninho de beija flores com dois pequeninos filhotes..
   Os beija-flores são aves de pequeno porte, que medem em média 6 a 12 cm de comprimento e pesam 2 a 6 gramas. O bico é normalmente longo, mas o formato preciso varia bastante com a espécie e está adaptado ao formato da flor que constitui a base da alimentação de cada tipo de beija-flor. Uma característica comum é a língua bifurcada e extensível, usada para extrair o néctar das flores.
  O esqueleto e constituição muscular dos beija-flores estão adaptados de forma a permitir um vôo rápido e extremamente ágil. São as únicas aves capazes de voar em marcha-ré e de permanecer imóveis no ar. O batimento das asas é muito rápido e as espécies menores podem bater as asas 70 a 80 vezes por segundo. Em contraste, as patas dos beija-flores são pequenas demais para a ave caminhar sobre o solo. As fêmeas são em geral maiores que os machos, mas apresentam coloração menos intensa.Vivem em média 12 anos e seu tempo de incubação é de 13 a 15 dias.


         
           Outra grande surpresa foi encontrar o ninho destes dois pequenos filhote de espécie não indentificada, os quais aguardavam famitos a chegada do alimento que era buscado pela mãe.






Os falcões e gaviões são aves fáceis de serem vistas na região, pois existem em grandes números.

Seu nome popular Gavião Carrapateiro, foi-lhe conferido por, frequentemente ser observado alimentando-se de carrapatos ou bernes de bovinos ou equinos e até mesmo capivaras. Isto, porém, não se significa que alimenta-se apenas de artrópodes. Diferente da idéia geral que temos de um gavião, esta ave raramente caça a partir do ar. A base de sua alimentação está em insetos, pequenos lagartos, ovos e filhotes de outras aves e carniça, especialmente de animais atropelados em estradas.




   O Gavião Caracará é uma ave que já se encontra em extinção, porém facilmente vista Serra da Canastra e por toda sua região, principalmente na RPPN. 
    O Gavião Carcará é uma ave altiva, imponente e forte, conhecida por sua excepcional visão e coragem, longo raio de ação e controle do território onde habita. O comprimento varia de 50 a 60 cm, e sua envergadura chega a 123 cm. A penagem é alvinegra, apresentando manchas mais claras nas pontas das asas, e tem a face nua, amarela ou vermelha. Possui um penacho nucal, que confere à sua cabeça uma forma característica. Suas pernas são grandes e fortes. Quando jovens são pardos, com peito estriado, face violácea ou amarelo-clara e pernas amareladas ou esbranquiçadas. Observando sua cabeça, logo se pode notar ser um carcará pelo formato inconfundível.
      Este gavião é conhecido também por caracará aqui na região da Serra da Canastra, onde ele ainda existe em abundância. Sua alimentação é composta de insetos, ovos de outras aves, aranhas, minhocas, cobras e outros invertebrados, além de alguns vertebrados, muitas vezes já mortos e até em início de decomposição. Costuma matar suas presas com bicadas na nuca. Come também frutas e grãos que encontra no chão. É dotado de poderoso sistema digestivo e o que não consegue digerir é regurgitado

  Por isso a importância da preservação do meio ambiente, somente atrávés dela e que garatiremos um habit pra que estas belíssimas aves possam continuar existido.

Nenhum comentário: