A Serra da Canastra apresenta uma rica e diverificada flora, que inclui campos, campos rupestres e florestas. O cerrado brasileiro é caracterizado por árvores de pequeno e médio porte, de cascas grossas e galhos retorcidos, bem adaptadas ao solo pobre e resistentes à seca e ao fogo.
São mais de 6 mil espécies vegetais na Serra da Canastra, porém, o cerrado ocupa uma parte inferior à dos campos e campos rupestres (ou de altitude, localizados em áreas com altitude superior a 900 metros).
Nesses campos, a ausência de vegetação de grande porte e os contrastes do relevo formam imensas vistas panorâmicas, onde a paisagem exibe, no detalhe, imensos canteiros de flores. Nas áreas mais baixas e úmidas, formam-se os capões (matas) de formas arredondadas, com exuberante vegetação atlântica.
Todo o chapadão da serra onde está o Parque Nacional alterna essas áreas de campos e campos rupestres, com variações intermediárias que os especialistas chamam de campo cerrado, campo sujo e campo limpo. Além disso, há pequenos trechos de floresta e cerrado típico. Em toda essa área, um grupo de especialistas da Universidade Federal de Uberlândia já conseguiu identificar 540 espécies de plantas em apenas 4 anos de pesquisas.
Abaixo podemos apreciar algumas espécies que a natureza presenteou a Canastra.
SEMPRE VIVAS DA CANASTRA
LÍRIOS DA CANASTRA
CANELA DE EMA DA CANASTRA
BROMÉLIAS DA CANASTRA
FLORES DO CERRADO NA CANASTRA
Está é uma pequena amostra da flora da Canastra!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário